Ir para a primeira pagina
Pagina de Pesquisas. Buscador interno
Adicione aos favoritos
Envie-nos um e-mail
Filarmonica, Abiul, Albergaria, Doze, Almagreira, Carnide, Carriço, Guia, Ilha, Louriçal, Mata, Mourisca, Meirinhas, Pelariga, Pombal, Redinha, São, Simão, Lítem, Santiago, Vermoil,  Vila, Cã, Rancho, bandas, ranchos, Filarmonica, filarmonicas, Associação, associações, Teatro, Folclore, folk, Musica, Dança, Bailes, Festas, festa, Arraiais, arraial, Populares, popular, Junta, Programa, contactos, contacto, grupo, folclorico, etnografico, fernando, graça, recreativo, artistico, sociedade, empresas
Webservice | Webmarketing |  webdesign - Fernando Graça - Abelhamedia.com
 
 
Livro em destaque
 
Mário Lino da Conceição Silva, oriundo de uma família natural do Louriçal, nasceu em Caldas da Rainha no dia 15 de Outubro de 1947.
Do autor destacamos: "Figuras e Factos da História do Desporto Caldense" e "O Cine - Teatro Pinheiro Chagas e o Salão Ibéria - Duas Memorias das Caldas".
Nos inúmeros galardões recebidos contam-se entre outros: a Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Caldas da Rainha e a Medalha de Ouro da Cidade atribuída pelo mesmo Município. Calções
Por unanimidade do Pleno do Exmo. Ayuntamiento da Vila Espanhola de La Albuera, foi concedida a este português a distinção de Filho Adoptivo de La Albuera, pelo trabalho desenvolvido na área de investigação da História Militar da Batalha de Albuera, ocorrida em 1811 durante o período da Guerra Peninsular, e também pelo seu empenhamento no intercâmbio desportivo promovido entre a Cidade de Caldas da Rainha e a Vila de La Albuera.
Actualmente Mário Lino e Director do Museu de Ciclismo e colaborador dos semanários "Gazeta das Caldas", "Jornal das Caldas" e "O Correio de Pombal".



Em meu nome e em nome da Direcção da Sociedade Filarmónica Louriçalense a que presido, agradeço ao senhor Mário Lino, à Câmara Municipal de Pombal, à Junta de Freguesia do Louriçal e a todos os patrocinadores.

José Dias
Presidente da Direcção
Sociedade Filarmonica Louriçalense

Congratulo-me, por isso, com a recolha e o importante trabalho de sistematização de Mário Lino sobre a Freguesia do Louriçal, e espero que outros lhe sigam o exemplo, para que a alma e a cultura do nosso povo não se percam num futuro próximo.
Este ensaio constitui não só um documento de consulta e divulgação, como também uma oportunidade para ouvir o passado ou, por outras palavras, mergulhar nas raízes históricas do nosso concelho.
Trata-se de uma obra em que as vertentes histórica, social, turística e cultural, são postas à disposição de todos quantos se interessem pela nossa comunidade, que devemos enaltecer sem qualquer tipo de reserva.

Eng. Narciso Ferreira Mota
Presidente da Câmara Municipal de Pombal

BREVES PALAVRAS
O que pode ler-se nesta síntese de "Imagens da Freguesia" são algumas crónicas e memórias recolhidas no decurso das minhas visitas ao Louriçal, ao longo dos últimos tempos e na sua maioria já publicadas em "O Correio de Pombal".
Aprendi a conhecer as raízes da Terra, dos costumes e tradições numa viagem pessoal que pretendo transmitir a todos os Louriçalenses que são os verdadeiros protagonistas deste trabalho e a quem desde já presto a minha homenagem.
Várias histórias, documentos e um conjunto de imagens das mais diversas temáticas preenchem as páginas desta publicação, cujo projecto teve início aquando do nosso primeiro contacto com os leitores do jornal, ocorrido no dia 2 de Outubro de 2003.
Retratar diferentes aspectos do quotidiano deste povo, revelar e preservar algumas das múltiplas facetas do panorama cultural Louriçalense antes que certos testemunhos do passado, o tempo se encarregue de apagar, são alguns dos factores que me levaram a percorrer os caminhos da Freguesia.
Cabe aqui salientar o interesse que o convento das clarissas tem para a história do Louriçal e também destacar a importância que o mesmo teve na construção deste álbum de memórias.
Outro dos motivos foi o de eu, na qualidade de sócio da Filarmónica Louriçalense, pretender partilhar convosco a efeméride comemorativa dos 180 anos de vida desta Sociedade, a qual tenho o maior prazer em oferecer estes meus parcos apontamentos em escrita de fácil digestão como prenda de aniversário.
A modernidade e o progresso porque passa neste momento a Sociedade Filarmónica Louriçalense, assenta nas raízes do passado. Hoje a Filarmónica não é mais do que o espelho do trabalho desenvolvido por quantos passaram pelas suas fileiras.
Homenagear TODOS os Músicos, Maestros e Dirigentes que durante o longo e nobre percurso que teve inicio no ano de 1825, têm vindo a abraçar a causa pública e a assegurar com o seu esforço e culto pela música, a possibilidade de nós hoje podermos festejar este aniversário, foi também um dos meus propósitos. E, para encerrar este capitulo, perante a memória do meu bisavô Diniz da Silva Cardoso que foi Director desta Banda em finais do século XIX e a de todos quantos a esta estiveram ligados e que por motivo de força maior repousam em paz no eterno descanso em local próprio, me curvo eu. Para os outros sem excepção vai o meu abraço de gratidão.
Antes de terminar estas breves palavras em linguagem simplista, aproveito a oportunidade para esclarecer que este pequeno contributo agora dado a estampa, não pretende ser mais do que isso mesmo. A persistir continua uma lacuna que em meu conhecimento ainda não foi preenchida e que certamente caberá a algum historiador promover a história completa do Louriçal.
Mário Lino

 

Agradecimentos
Gostaria de salientar, o meu mais profundo agradecimento à Câmara Municipal de Pombal e também à Junta de Freguesia do Louriçal, cujo apoio foi essencial para a realização deste álbum.
Ao senhor José Dias que a este pojecto dedicou o seu maior empenho e me ensinou a conhecer melhor os caminhos da Freguesia e as Gentes do Louriçal.
Agradeço em particular às Clarissas do Convento do Louriçal as gentilezas que sempre me dispensaram.
Agradeço também ao meu primo Reinaldo Diniz Mateus, ao Carlos António Pedro dos Santos, ao António Luís Cadete, ao António Ulisses Cadete, ao João Sintra Cordeiro (Foto Gabriel), à Professora Maria da Conceição Dias Salema de Carvalho, Henrique Santos (Café Sol Dourado), ao Carlos Mota de Carvalho, ao Adelino Oliveira e ao Dr. José Maria Ferreira da Silva pela colaboração prestada.
Agradeço ainda ao Semanário "O Correio de Pombal" que me cedeu durante largos meses, semana-a-semana as páginas deste jornal.
Por fim e porque os últimos são os primeiros, no cumprimento de uma das múltiplas obrigações de filho, agradeço ao meu Pai tudo quanto me soube transmitir sobre os meus antepassados e também sobre a Vila do Louriçal.
Ficha técnica: Edição: Câmara Municipal de Pombal / Autor: Mário Lino / Pesquisa: Mário Lino, José Dias, Reinaldo Diniz
 
 
 
 
 
 
 
© 2005 - 2009 www.abelhamedia.com