Ir para a primeira pagina
Pagina de Pesquisas. Buscador interno
Adicione aos favoritos
Envie-nos um e-mail
Filarmonica, Abiul, Albergaria, Doze, Almagreira, Carnide, Carriço, Guia, Ilha, Louriçal, Mata, Mourisca, Meirinhas, Pelariga, Pombal, Redinha, São, Simão, Lítem, Santiago, Vermoil,  Vila, Cã, Rancho, bandas, ranchos, Filarmonica, filarmonicas, Associação, associações, Teatro, Folclore, folk, Musica, Dança, Bailes, Festas, festa, Arraiais, arraial, Populares, popular, Junta, Programa, contactos, contacto, grupo, folclorico, etnografico, fernando, graça, recreativo, artistico, sociedade, empresas
Webservice | Webmarketing |  webdesign - Fernando Graça - Abelhamedia.com
 
Junta de Freguesia
Rancho Típico de Pombal
Rancho Típico de Pombal



Desde 1951 dedicados à divulgação das danças, dos cantares, dos usos e dos costumes de uma região, toda ela enraizada, em termos folclóricos, na velha Alta Estremadura.Somos de uma parcela deste nosso Portugal metida entre Leiria e Coimbra, quase que como uma fronteira entre dois viveiros tão distintos, com costumes, usos, cantares e dançares tão diferentes. Lá dos lados do nascente, a vetusta Serra da Sicó. E para poente, esse mar salgado que sempre vai beijando os areais que são nossos. E do sul, são as freguesias de Vermoil e das Meirinhas. Lá fomos recolher os nossos primitivos trajos e os primeiros cantares. E para norte está Redinha, histórica, cheia de reminiscência. E ao olharmos de novo esta serra, esta nossa parede-mestra, sentimos para lá dela, mas bem pertinho de nós, a velhinha Abiul, cheia de tradições, rica de património secular. E com as suas touradas, programa cativo das suas festas anuais, vem ela atraindo a si milhares de aficionados vindos de toda a parte. É a festa taurina por excelência. Nessa Abiul recolhemos nós a maneira de trajar, de cantar e de dançar. Andámos por Vale Rodrigo, pelos Azambujais, pelas Fontaínhas. Riqueza recolhida, abalámos para a vizinha Vila Cã. E ali, continuámos a tarefa. Regressados à vila, demos um salto à Charneca, à Ranha. Quase que completámos o nosso património em cantares e dançares, em trajes que fomos renovando, dando-lhes mais verdade. E aqui estamos Rancho Típico de Pombal, lídimo representante do folclore desta velha região extremanha, por natureza, pelo coração, pelo que somos. E os quase 55 anos são anos de trabalho, de sacrifício, de alegria, de tristeza, de altos e de baixos, de crises e de revitalizadas e pujante euforia. Gerações e gerações. Parece que cruzam nos altares as mãos e aos corações, e os que estão hoje, continuadores certo de uma história que é parte integrante da história de Pombal, das suas gentes, dos seus usos, dos seus costumes. É a continuidade de um nome, é a responsabilidade de prosseguir em verdade.
O Rancho Típico de Pombal percorreu quase de lés-a-lés este País incluindo as suas ilhas Madeira e Açores.
E esteve em Espanha, França, Alemanha e Suiça em jornadas que não esquecem. Mas cá dentro, esteve sempre nos festivais de letra maiúscula por este nosso rico pais folclórico.
Organizou e continua a organizar um dos maiores e melhores festivais folclóricos de Portugal inseridos nas seculares festas anuais da cidade de Pombal as Festas do Bodo.
É Sócio–Fundador da Federação do Folclore Português. Gravou 6 discos e 1 CD. Esteve em 6 programas do Dr. Pedro Homem de Mello, emitidos pela Radiotelevisão Portuguesa, nos estúdios do Porto. E foi o primeiro Rancho a actuar na Televisão Portuguesa na RTP, nas suas emissões experimentais a partir da Feira Popular, em Lisboa. Somos o Rancho Típico de Pombal que mais de duzentas localidades conhecem e que, de entre muitas, nos querem rever mais algumas vezes. Cremos ser um nome respeitado, um nome a respeitar.
E entre os demais de qualidade – que são muitos ainda pelo nosso pais fora – queremos continuar a ser parceiros de verdade. É este o nosso preceito. Que assim seja enquanto ele for tempo de vida. (in site do Grupo)



Participação na FAGO 2006 - Guia









Rancho Típico de Pombal
Apartado 70
3101-901 Pombal

Ricardo Silva: 965 353 676
Vitor Costa: 968 077 020

geral@rtpombal.pt
SITE

 
Pesquisa personalizada
 
 
 
 
 
 
 
© 2005 - 2007 www.abelhamedia.com