Ir para a primeira pagina
Pagina de Pesquisas. Buscador interno
Adicione aos favoritos
Envie-nos um e-mail
Filarmonica, Abiul, Albergaria, Doze, Almagreira, Carnide, Carriço, Guia, Ilha, Louriçal, Mata, Mourisca, Meirinhas, Pelariga, Pombal, Redinha, São, Simão, Lítem, Santiago, Vermoil,  Vila, Cã, Rancho, bandas, ranchos, Filarmonica, filarmonicas, Associação, associações, Teatro, Folclore, folk, Musica, Dança, Bailes, Festas, festa, Arraiais, arraial, Populares, popular, Junta, Programa, contactos, contacto, grupo, folclorico, etnografico, fernando, graça, recreativo, artistico, sociedade, empresas
Webservice | Webmarketing |  webdesign - Fernando Graça - Abelhamedia.com
Artistas e Grupos
Raízes do Minho - Grupo de Concertinas e Musica Popular Portuguesa - desgarradas
Grupo Jovisom, Pombal, Banda de Baile, Conjunto Musical, Distritos de Leiria e Coimbra, Bandas, Festas, casamentos, Arraiais, Grupo Musical da zona centro, musica de baile, Conjuntos de Baile em Portugal. Musica Popular, Pimba, Musica Portuguesa
Junta de Freguesia
 
Freguesia de Abiúl
 
Criação da freguesia em 1167 - 53,16 km² de área - 3 090 habitantes (2001)
Destaques
Artesanato:
Cestaria, teares de mantas e Quadros Decorativos.
Gastronomia;
Queijo de Sicó ; Arroz de Coelho ; Cacholada de Porco, Chanfana, Fornilhos, Bolo de Pernas e Bolos de Rodilha
Veja mais fotos do Jardim do Adro e dos Moinhos de Agua

Lugares da Freguesia:
Abelheira - Abiul - Aldeia do Rio - Almezinha - Alto do Vale Perneto - Amieira - Aroeiras - Azenha - Berloga - Boiças - Brejos - Brinços - Campodonio - Cancelinha - Cardais - Carrapia - Carrascal - Casais Novos - Casalinho - Castelo - Corujeiras - Costa das Casinhas - Cumeada - Fontainhas - Fonte da Gota - Fonte da Praceta - Gaiteiro - Gesteira de Baixo - Gesteira de Cima - Lagoa de Ceiras - Lagoa de Santa Catarina - Lameirinha - Lapa - Loureira - Maças - Mata da Pragueira - Milheiriças - Portela do Fojo - Portela do Sobral - Ramalhais de Baixo - Ramalhais de Cima - Rebolo - Ribeira de Ansiao - Sobreira - Tissuaria - Valdeira - Vale da Figueira - Vale das Velhas - Vale do Milho - Vale Mourão - Vale Perneto - Vale Verde - Ventoso - Zambujais.

 
Chanfana

Ingredientes:


1 Kg de carne de cabra, 7,5 Dl de vinho tinto de boa qualidade, 100 Gramas de presunto, 3 Colheres de sopa de azeite, 1 Colher de sopa de banha de porco
1 Cálice de aguardente (no caso da carne ser muito rija), 2 Dentes de alho, 1 Cebola grande, 1 Folha de louro, 3 Cravinhos de cabecinha, Colorau (q.b.)
Sal (q.b.), Pimenta (q.b.), Salsa (q.b.),

Limpa-se a carne de cabra velha de peles e gorduras, escalda-se com água a ferver e corta-se em pedaços.
Corta-se o presunto em fatias e a cebola em rodelas finas.
No fundo de uma caçoila de barro preto de Molelos coloca-se uma camada de rodelas de cebola, sobre as quais se dispõem bocados de carne, fatias de presunto, o alho picado, raminhos de salsa, o colorau, o sal, a pimenta, os cravinhos de cabecinha, o azeite e a banha.
(Se a carne for muito rija, para a atenrar, adicione um cálice de aguardente).
Rega-se tudo com o vinho tinto e deixa-se a marinar para o dia seguinte.
No dia seguinte leva-se a cozer em forno de lenha, sempre com a caçoila destapada.
Quando a carne estiver bem cozida, serve-se da própria caçoila com uma colher de pau, acompanhada com batatas cozidas. Nota: Este prato também é conhecido como Carne de Matrimónio, visto ser servido em todos os casamentos.
Quanto melhor for a qualidade do vinho tinto com melhor sabor fica a chanfana.

 
 
Arroz de Coelho

Ingredientes:
1 coelho, 250 g de arroz, Cebola picada, Azeite, Alho, Tomate, Pimenta e sal q.b. (há quem goste do sabor com uma folha de louro)

Preparação:
Faz-se um refogado loiro de cebola picada, azeite, alho, tomate (ou massa de tomate) e pimenta em grão.
Deita-se num refogado o coelho devidamente preparado e deixa-se refogar bem. Acrescenta-se-lhe depois água suficiente para cozer o arroz que se lhe junta logo que a água ferva.
Tempera-se de sal e retira-se do lume logo que esteja cozido.

 
Cacholada

Este prato é uma receita popular servido durante a época da matança do porco. Corta-se o entretinho - o véu que envolve as tripas - e o fígado em pedaços e tempera-se com sal. Frita-se o entretinho em azeite e em seguida o fígado. Retiram-se as carnes e aloura-se naquela gordura uma cebola bem picadinha. Cozeu-se entretanto, sangue de porco que se esmaga com as mãos e se mistura com a cebola. Tempera-se com sal a gosto. Acompanha com febras de porco fritas, morcela, entrecosto, batatinhas cozidas e hortaliça.

 
 
Bolo de pernas
3 kgs.de farinha de trigo
750 gr. de açúcar
10gr. de canela
10 gr. de erva-doce
raspa de 1/2 limão
50 gr de fermento

Num alguidar misture todos os ingredientes com água quente e amasse bem. Deixe levedar e tenda um bolo redondo com um buraco no meio. Esta forma que deu origem ao nome do bolo. Coza em forno de lenha.

(in "Agenda do Municipio" - Junho 2006)

 
Queijo de Sicó

Leite de cabra e ovelha
Coalho q.b.
Sal q.b.

Coe o coalho e adicione-o ao leite. Espere mais ou menos uma hora e meia para a mistura coalhar. Posteriormente coloque a massa formada em "francelas", apertando sempre com a mão, para moldar o queijo e ir extraindo o soro. Coloque o sal por cima, aguarde um pouco; e vire para colocar o sal no outro lado do queijo. Para secar coloque os queijos numa tábua onde se voltam e lavam frequentemente.

 
 
Jardim do Adro
Localizado junto a Igreja de Nª Srª das Neves
...
 
 
Moinhos de Água


Propriedade da Cigineg - Construçoes, Lda
 
Pesquisa personalizada
 
© 2005 - 2009 www.abelhamedia.com